
Eu estive em New Orleans, localizada no estado da Lousiana-U. S. A, no ano de 2002. É uma cidade surpreendente, tanto pela arquitetura antiga como pelas histórias impressionantes.
A explicação    para o título de "cidade mais assombrada"    se deve ao fato de as pessoas acreditarem que  espíritos    e fantasmas habitam a região do French Quarter, um    dos bairros mais antigos. Suas casas e estabelecimentos    comerciais mantêm a arquitetura da época da    colonização, em estilo Francês e Espanhol. 
Toda construção no French    Quarter tem uma história de fantasma ou até    um habitante fantasma. 
Uma das histórias mais famosas     do French Quarter é de Julie, uma jovem de origem    Creoule (mistura entre americanos, franceses e africanos),    que se apaixona por um homem francês. Os fortes  preconceitos    raciais da época não permitiam o casamento    entre eles. Para ter uma prova desse amor, e provar que    ela poderia enfrentar o preconceito, caso se unissem, ele    pediu a ela que passasse uma noite nua no telhado da casa    onde ela morava numa noite de inverno. O homem não    esperava que ela aceitasse a oferta, mas, horas mais tarde    naquela mesma noite chuvosa, ele a encontrou morta no telhado,    congelada pelo frio. E assim, desde 1840, nas noites de    frio e chuva de dezembro, as pessoas acreditam ver o fantasma    de Julie no telhado da sua casa a espera do seu amado. 
Outro caso famoso é de uma família    Creoule que, mesmo depois da abolição dos    escravos ainda mantinha alguns em sua residência.    Eles eram muito mal tratados. Um dia a casa pegou fogo e    os escravos estavam acorrentados na casa. Os donos fugiram    e os deixaram lá, para morrerem carbonizados. Depois    desse incidente, pessoas que passam pela casa a noite dizem    ouvir os gemidos e as correntes dos escravos que morreram    na casa. 
Os inúmeros cemitérios e    a prática do Voodoo também contribuem para    a imagem macabra que a cidade tem. Criada pelos escravos,    a religião do Voodoo tinha como figura principal    Marie Laveau, considerada a rainha do Voodoo em New Orleans.    Ela era muito respeitada até pelas pessoas mais poderosas    da época. 
A magia continua também na literatura.    Uma das moradoras mais notórias da cidade é    Anne Rice, escritora famosa de contos sobre bruxas e vampiros.    Uma de suas obras mais conhecidas é "Entrevista    com o Vampiro", que virou filme cuja história    se passa em New Orleans. 
É por todos esses motivos e seu    cenário característico que New Orleans oferece    até mesmo "ghost tours" por suas ruas e    cemitérios. 
Nota: "New Orleans é uma cidade    maravilhosa. A arquitetura antiga e as ruas estreitas dão    um tom obscuro sobre o French Quarter. Um fato que me intrigou    muito é uma das fotos batidas nas Plantations (Plantações    dos antigos fazendeiros). No meio das árvores, aparece    uma imagem parecida com a de uma mulher negra com um vestido    longo bem no centro da foto. Conforme as palavras de um    amigo, "Muitas pessoas que vão a New Orleans    já viram fantasmas por lá". Não    tenho certeza do que está na foto. Cabe a quem ver    interpretar e julgar. O círculo na parte direita    é uma ampliação da figura que aparece    no centro da foto."

 


Nenhum comentário:
Postar um comentário